Abbadon
Hugo Calhim Cristóvão & PAULA CEPEDA
SINOPSE "ABBADON", um monólogo para uma actriz, é um trabalho construído no liminar da recusa pelas convenções usuais no espaço teatral e performativo, caracterizando-se por uma total imersão do espectador no universo sensorial e emocional proposto no espectáculo, por uma intensidade psicofísica da actriz que exige do público uma disponibilidade não usual para o desafio, e por uma extrema generosidade e intimidade em termos performativos, apelando a expressões de metamorfose e de magia. A plasticidade do espaço é determinada pelo sonho consciente e lúcido que marcou todo o processo de trabalho e construção do espectáculo.
“Comecemos pelo nome, cuja relação com o texto e com a peça é poética, não é linear. É apenas um inicio. Abbadon é o anjo, ou demónio, as opiniões divergem consoante a perspectiva, do abismo. Traz o caos. Muitas vezes esse abismo esteve nos ensaios e todos os envolvidos num momento ou noutro se perderam. Vimo-nos a transbordar processos que nada tinham de sensato. Mas, quase sempre, acabamos a rir. Ou a chorar. Sempre houve generosidade. Bastantes vezes " Inferno". Olá Rimbaud. Mas não é sobre isto. Será sobre "cavar" ? Olá Paul Celan. Talvez. É sobre o Amor. Algo como, meus senhores vocês vivem mal ?"
FICHA TÉCNICA Criação, Encenação, Direção e Texto Original Hugo Calhim Cristóvão Criação, Desenhos Originais e Actuação Paula Cepeda Rodrigues Figurinos Nuisis Zobop Fotografia Hugo Calhim Cristóvão Assistência e Colaboração Joana von Mayer Trindade Produção Nuisis Zobop Duração aprox. 1h15 Classificação etária M/18
Paula Cepeda Rodrigues
Performer. Actriz. Professora. Linguista. Tradutora. Investigadora.
Membro da NuIsIs ZoBoP desde 2006. Membro do grupo de fonologia Phon_Up do Centro de Linguistica da FLUP.
Licenciada em Estudos Teatrais no Ramo Vocacional pela Universidade de Évora (2005). Formação no Institut del Teatre durante seis meses nos cursos de Encenação e de Interpretação Gestual. Trabalhou com Carlos Pessoa, Luis Castro, Tiago de Faria, Luis Varela, Jose Alberto Ferreira, Carlos Alberto Machado, Hugo Calhim Cristovão, CCB, entre outros. Workshops na área do trabalho do actor: The Obscure Object of Desire com Nigel Ward, Butoh com Regina Goerges, e o International Actor’s Workshop dirigido por Lee Breuer e Polina Klimosviskaya. Em 2005 conclui o projecto de pesquisa performativa «Mergulho da mesma maneira que o sangue me corre nas veias», inspirado na obra de Henri Michaux sob a orientação de Hugo Calhim Cristovão e José Alberto Ferreira. Apresenta ANNABEL LEE, no FestivalEscrita na Paisagem(06), um dos objectos performativos de “Seres de Vidro/Cinzas - projecto sobre a performatividade em espaços abertos”. Em Outubro de 2006 apresenta “ABBADON”, monólogo para uma actriz escrito e dirigido por Hugo Calhim Cristovão, após investigação e exploração criativa. Performer/música no espetáculo VELEDA de Hugo Calhim Cristovão e Joana von Mayer Trindade.
Licenciada em Linguística, na FLUP/UP (2013). Pós-graduação em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (2014), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). A frequentar o mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (2015), onde desenvolve uma tese de investigação na área da Linguística Aplicada ao Ensino de PLE, com principal foco na prósodia de atos ilocutórios, e na utilização de técnicas teatrais ao serviço do ensino da língua em contextos especícficos. Em 2013 torna-se colaboradora ativa do Centro de Linguística da Universidade do Porto onde desenvolveu as seguintes atividades: co-editora da ElingUp - revista eletrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto (2013-CLUP/UP); participação no congresso JADIS III – III Jornadas de Análise do Discurso (2013 – FLUP/UP) com comunicação “Análise Discursiva de um texto opinião: Subtilezas político-humorísticas de Ricardo Araújo Pereira"; co-organizadora das JADIS IV- The Discourse of Science - IV Jornadas de Análise do Discurso (2014 – FLUP/UP), recolha de dados e transcrição de discursos orais (2014 – CLUP).
AGENDA
2006 – 2010
Sociedade Harmonia Eborense
Évora
Contagiarte
Porto
Casa Viva
Porto
Casa Doutor Vivo
Viana Do Castelo
Co-produção
Residência Artísticas & Parceiros
Nuisis Zobop
Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas
Produção eXECUTIVA
producaoexecutivanuisis@gmail.com
Centro de Criação e Investigação Nuisis Zobop
Rua João Martins Branco 172, 4150-430 Porto
A NUISIS ZOBOP É UMA ESTRUTURA FINANCIADA POR
REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA I DGARTES – DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES
2023 © All rights reserved
Newsletter