Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Hugo Calhim Cristóvão & Joana von Mayer Trindade
SINOPSE O elemento de aglutinação decisivo para o processo de criação é Almada Negreiros: "Saudade é a masturbação passiva dos que não sabem que a Natureza é suficientemente variada para que não haja necessidade de voltar atrás. A Velocidade move-se por entusiasmo e nunca descarrila da Felicidade". Com Almada associamos o Maximalismo com Dadaísmo e Surrealismo, com "a velocidade", a sofreguidão de ser, de incluir e de conjugar: "A eternidade existe sim, mas não tão devagar". A criação parte de Almada, da sua velocidade em despertar cérebros no corpo, a irrepetível orquestra do novo que se consome correndo, em máximas aspirações que recusam o mínimo denominador comum. A opção artística é focada no excesso, na sobreposição de padrões, na associação de elementos dispares, no sem sentido, não discursivo, não demonstrável. Na multíplice experiência do irrepetível. No labiríntico de geometrias mutáveis, jogo de espelhos sem imagem original e primeira, velocidade e paradoxo, de disjunção em disjunção conjugando o aparentemente incongruente e não assimilável.
Créditos Direcção e Coreografia Hugo Calhim Cristovão & Joana von Mayer Trindade Interpretação Ana Rita Xavier, Francisco Pinho, Joana von Mayer Trindade e André Mendes e/ou Bruno Senune Teoria e Filosofia Ana Mira, Celeste Natário, Claúdia Galhós, Claúdia Marisa, Eduarda Neves e Hugo Calhim Cristovão Música Paulo Costa Figurinos UN T Desenho de Luz Sérgio Julião Design Hugo Santos Produção Sofia Reis Vídeo Andrea Azevedo Fotografia Susana Neves Apoio à Internacionalização Fundação Calouste Gulbenkian Co-produção Teatro Municipal do Porto Projeto Financiado por República Portuguesa - Cultura, Direcção Geral das Artes e Fundação GDA Residências Artísticas Circolando, Companhia Instável, Centro de Criação do Candoso (Guimarães), Teatro Municipal do Porto e CN D Paris Parceiros Teatro Municipal do Porto (Rivoli and Campo Alegre), Companhia Instável, Faculty of Arts and Humanities of Porto (FLUP) and Circular Festival de Artes Performativas (Vila do Conde)
Publicação
Em 2016, Teixeira de Pascoaes constituiu a base teórica de um projeto intitulado “O céu é apenas um disfarce azul do inferno”, em que colaboraram de forma inédita o Instituto de Filosofia, a Nuisis Zobop - Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Fundação GDA. Na tentativa de fazer face às trevas do mundo contemporâneo e em diálogo com um poema do poeta-filósofo de Amarante, foi o poema intitulado “Trevas”que deu origem a uma alargada abordagem em que a literatura e a filosofia se agregaram, à dança, ao teatro e à música. Em 2017, foi a vez de Almada Negreiros servir de ponto de partida para uma reflexão de similar abordagem. Mesmo que também Almada seja autor de um poema intitulado “Trevas”, foi o “K4, O Quadrado Azul”, que, embora de outro modo, também às trevas – do humano, do mundo e do tempo – se refira, o texto-base do projeto aqui apresentado: “Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre”.
EncontroS - Debates
Workshops
Digressão
29-04-2017
Ante-estreia
Festival Abril Dança em Coimbra
Teatro Académico Gil Vicente – TAGV
Coimbra
10 — 11-05-2017
Estreia
FESTIVAL DDD
Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre
Porto
19-05-2017
Theatro Circo
Braga
29 -05-2017
Festival ContraDança
Covilhã
25 — 26-10-2017
Teatro Sá de Miranda
Viana do Castelo
11-2017
Ufferstudios
Berlim
03-02-2018
Festival GUIDance 2018
Guimarães
03-03-2018
Teatro Sá de Miranda
Viana do Castelo
“Contornos da Palavra”
Projecto
Apoio financeiro
Apoio à internacionalização
Co-produção
Parceiros
Nuisis Zobop
Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas
Produção eXECUTIVA
producaoexecutivanuisis@gmail.com
Centro de Criação e Investigação Nuisis Zobop
Rua João Martins Branco 172, 4150-430 Porto
A NUISIS ZOBOP É UMA ESTRUTURA FINANCIADA POR
REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA I DGARTES – DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES
2023 © All rights reserved
Newsletter